7.30.2009

Harry Potter, uma mina de ouro

Harry Potter é o maior fenômeno da história da literatura, os sete livros venderam cerca de 400 milhões de cópias no mundo e quebraram inúmeros recordes o que rendeu à autora, JK Rowling, uma fortuna avaliada em um bilhão de dólares.

Também é a série de filmes mais rentável de todos os tempos: até o momento as seis produções já arrecadaram cerca de 5,1 bilhões de dólares. É justamente a relação de Harry Potter (no cinema) com o dinheiro que será exposta.
  • Arrecadação
Tudo começou em 2001 quando um filme despertou a curiosidade de todos. Para a Warner, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi uma grande aposta: era tudo ou nada. Eis que recebem uma grata surpresa, o filme arrecadou incríveis 974,7 milhões de dólares (quantia que até hoje não foi superada por nenhum outro filme da série), tornando-se a 2ª maior bilheteria de todos os tempos, posteriormente superada por outros três filmes. Hoje é a 5ª maior bilheteria da história. O gráfico abaixo mostra a arrecadação dos cinco primeiros filmes:


Curiosamente o filme que recebeu as melhores notas de críticos ao redor do mundo e que até hoje é considerado por muitos o melhor da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, foi o que menos arrecadou.
  • Custo dos filmes
Após o grande sucesso do primeiro filme a franquia seguiu com Harry Potter e a Câmara Secreta, o mais “barato” da série.

A maior surpresa aconteceu há pouco tempo: inicialmente foi publicado que Harry Potter e o Enigma do Príncipe teria um orçamento de 140 milhões de dólares (quantia inferior aos dois filmes anteriores) contudo, a sequencia foi a mais cara da série e possivelmente um dos maiores orçamentos da história (250 milhões de dólares). E não é para menos, este apresenta os melhores efeitos visuais e uma fotografia impecável. Em termos técnicos, talvez seja o melhor da franquia. Abaixo um gráfico com o custo dos seis filmes:


  • Domestic X Foreign
E não é só a nível mundial que Harry Potter e a Pedra Filosofal reina. Nas arrecadações dos EUA o filme está em primeiro lugar, seguido por Harry Potter e a Ordem da Fênix. Abaixo a comparação entre a arrecadação apenas nos Estados Unidos e no resto do mundo:


  • Três dias
Outro fator a ser lembrado é a bilheteria no dia da estreia nos Estados Unidos. Ao longo da série a abertura inicial vem crescendo consideravelmente. O primeiro filme arrecadou 32 milhões de dólares, enquanto o último, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, bateu um recorde com nada menos que 58 milhões de dólares. No segundo dia houve uma queda (normal, considerando que os dois últimos filmes foram lançados na quarta-feira). A seguir, o gráfico:


  • Brasil
Em terras tupiniquins o cenário é bem diferente. Com o passar dos anos o público brasileiro cresceu e os filmes são sempre um dos mais esperados do ano. O último levou nada menos que 270 mil pessoas apenas na sessão da meia-noite do dia 15 de julho. O filme com a maior bilheteria até agora é Harry Potter e a Ordem da Fênix e o que menos arrecadou foi Harry Potter e a Câmara Secreta. Veja:


Expostos os fatos, conclue-se que Harry Potter é uma mina de ouro e incrivelmente continua batendo recordes depois de seis filmes. Harry Potter e o Enigma do Príncipe deve ficar em cartaz até o final de setembro, em seguida teremos um parâmetro melhor da arrecadação final do longa, que deve ser bem alto já que até o momento o índice já chega a 638 milhões de dólares.

Dados retirados de Box Office Mojo.

7.24.2009

Os dois amigos e o urso.


Iam os dois homens pela estrada
quando um Urso os atacou.
Enquanto um deles caiu,
o outro, em desabalada
fuga, numa árvore subiu.
O que ficou se fingiu
de morto. O Urso cheirou,
mexeu, virou, revirou,
finalmente desistiu.

Depois que o Urso sumiu,
o outro, de volta, rindo,
ao amigo perguntou:
- Quando fuçou teu ouvido,
o que o Urso falou?

- Que nas horas de perigo,
se conhece o falso amigo.

"Os dois amigos e o urso."
Poema retirado de La Fontaine - Fábulas.
Tradução de Ferreira Gullar.
Rio de Janeiro, Editora Revan.

Pesquisar este blog